As gêmeas do gelo

Autor: S.K. Tremayne

Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 368


Sinopse: Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?

Resenha: Quem me conhece sabe que sou do tipo que foge de filmes/livros de suspense e terror, mas desde que li a sinopse de As gêmeas do gelo a curiosidade (que sempre me atrai para esses gêneros) foi tanta que entrou para minha lista imaginária e infinita. E hoje depois de alguns dias de agonia por querer desvendar rapidamente todos os segredos do livro eu terminei de ler. Tenho que confessar desde ja meu caso de amor e ódio com o fim da história, fim esse que ainda estou digerindo.

~♡~

A história nos apresenta logo de início Sarah e Angus Moorcroft, um casal que passou por momentos difíceis com a morte trágica de uma de suas filhas gêmeas, o que acabou fragilizando a relação entre eles. Agora 14 meses após o acidente eles decidem vender a casa em que vivem e se mudar para a ilha que Angus herdou de sua falecida avó. Para eles, principalmente Sarah, se mudar para uma pequena ilha escocesa longe de tudo e todos é um recomeço e um escape de toda sua dor.
Quando Sarah vai contar a sua filha sobrevivente Kirstie sobre a mudança na esperança de que assim a filha volte a se animar a garota joga uma bomba nela, pois começa a afirmar que na verdade ela é Lydia, a gêmea que até então todos acreditavam estar morta. Será que eles cometeram um erro? Afinal as meninas eram gêmeas idênticas, se enganar teria sido fácil no momento de dor.

"Por que você continua me chamando de Kirstie, mamãe? Kirstie está morta. Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou Lydia"

A narrativa da história alterna entre Sarah e Angus, essa mudança de pontos de vista me deixou mais confusa ainda durante a leitura sobre o que era verdade ou não, o que me fez criar toneladas de teorias (que na próxima página caiam por terra). Logo no início da para ver que ambos, inclusive a criança, escondem segredos.

Percebi logo que Sarah é uma mulher ainda em luto pela sua perda, o que a torna uma pessoa mais silenciosa e apática do que ela ja é. Esse jeito dela me fez duvidar de sua sanidade desde o início do livro, porém com o tempo comecei a duvidar da sanidade de Angus também. Ele não me inspirou confiança em nenhum momento, achei ele fingido desde o fim do primeiro capítulo e em muitas passagens do livro temi que ele fizesse alguma coisa contra a esposa.

"Será que a parte bifurcada de aço penetrava na carne?"

O comportamento da criança sobrevivente foi se tornando mais estranho no decorrer da história, com o tempo ela começou a ter trejeitos de ambas as crianças, o que aumenta mais ainda a dúvida de quem ela realmente é. Rola aquela dúvida se ela só esta psicológica e/ou mentalmente instável com a perda da irmã ou se todo seu comportamento estranho e em alguns níveis assustadores é fruto do paranormal

"Lydia. Meu nome é Lydia. Eu sou Lydia. Nós somos Lydia, Lydia!"

~♡~

Com uma história tensa do início ao fim esse livro conseguiu prender minha atenção e me fazer ansiar por todas as respostas. O autor não mexeu somente com a sanidade dos personagens como também tive a impressão que brincou com a minha (se arrepiar e olhar por cima do ombro enquanto le não é normal kkk). Todas as minhas teorias se provaram equivocadas no final do livro, então se prepare para ser surpreendido. Nada é o que parece nesse livro e não podemos confiar em ninguém, o que é bom, afinal ter as respostas entregues de bandeja as vezes não agrada a todos. 

Agora o motivo do meu amor e ódio que citei no início: Algumas coisas na minha opinião ficaram sem respostas. O autor deixou muita brecha para dúvidas no final e isso me incomodou bastante. Fiquei com a sensação de que esta faltando algo embora ele claramente tenha encerrado a história.

Felizmente o que realmente aconteceu com as gêmeas é revelado e os segredos de todos os três também. A escrita do autor é bem fluida e fez com que eu tivesse interesse em ler (devorar na verdade).
Concluindo: A leitura valeu a pena, é um livro bom e que provavelmente vai agradar quem gosta do gênero apresentado. Quem não é fã ou tem aquele medinho pode ser que comece a procurar mais por livros assim.

"Sinto muito, sinto muito, mamãe. Sinto muito por ter morrido."

9 Comentários

  1. Olá! Já ouvi muito sobre esse livro mas nunca me despertou tanta atenção, sabe? Mas saber que você devorou a história me deixou mais propensa kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Consegui sentir o gelo do ambiente na sua resenha. rs. Isso só mostra que conseguiu transmitir a mensagem. :) Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está fazendo muito sucesso aqui em Portugal mas não sei porque ele não me cativa. Vou tentar ler os primeiros capítulos. Parabéns pela resenha maravilhosa :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Kênnia!!
    Que medo. Já fiquei com medo dessa criança apenas lendo a resenha imagina lendo o livro rsrs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gosto demais de livros de mistério e esse vem me intrigando já faz um tempo, realmente parece que ele vai dar um nó em nossas cabeças, mas é justamente isso que me faz querer ler

    ResponderExcluir
  6. Oiii.
    Eu já li uma resenha sobre esse livro e também era positiva. É uma sinopse atraente e por o que contam, a história também é.
    Gosto de histórias intrigantes, mas sempre tenho medo do final ser decepcionante, mas li aí que o principal eles revelam, não é? Ahhhh, se eu tiver oportunidade vou comprar esse livro.


    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  7. Heey!
    Eu ouvir falar desse livro há algum tempo e me chamou atenção, mas nao procurei mais nada depois. Acho que darei uma chance pela sua resenha para saber se concordo. Seguindo o blog. Abraços

    ResponderExcluir