RAIO DE SOL
Autora: Kim Holden
Editora: Outro Planeta
Páginas: 448
Nota: 5/5

Sinopse: Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Resenha: Terminei Raio de sol agora e sinceramente não sei como explicar esse livro, mas vamos tentar... Primeiramente tenho que confessar que essa foi a terceira ver que eu tentei ler, e deu certo (aeee). Eu e uma amiga decidimos ler juntas, como temos feitos com outros livros e esse foi o empurrão que eu precisava. O livro nos apresenta personagens maravilhosos (tem algumas exceções, é a vida), personagens que da vontade de guardar em um potinho e levar para a vida toda.

Logo de cara conhecemos Kate, vulgo Raio de sol, que esta se mudando para Grant onde irá fazer faculdade. Kate honra o apelido que tem, para ela não tem tempo ruim, ela é uma pessoa super de bem com a vida e é quase impossível tira-la do sério. Mesmo que a vida dela não tenha sido muito fácil e os motivos o leitor vai descobrindo no decorrer da história ela ainda consegue ver um lado bom em tudo e não fica se lamentando pelos cantos, ao contrário do que se espera ela não tem nem um pouco de amargura dentro dela. Ela carrega um segredo que vai deixar todos ao redor dela no chão, eu ja desconfiava mas mesmo assim partiu meu coraçãozinho quando as palavrinhas destruidoras foram faladas.

"Hoje, minha vida é maravilhosa. Eu não quero pensar no amanhã. Ou no dia após ele. Então eu repito para mim mesma: Hoje, minha vida é maravilhosa."


Logo de início também conhecemos Gus, o melhor amigo de Kate desde sempre. Como ela mesma diz eles são irmãos gêmeos de mães diferentes. Gus é vocalista de uma banda de Rock e é quase impossível não se apaixonar por ele. Nos primeiros diálogos deles eu já queria que se casassem e vivessem felizes para sempre, mas consigo conviver com o fato deles serem só amigos. Gus tem um jeito meio Kate de ser, mas quando esta estressado sai de baixo. Embora seja amigo dela ele não tem idéia do segredo que ela carrega, mesmo que se comuniquem todos os dias, seja por Skype ou por ligação.

Para acabar com nossos corações aparece Keller, o atendente do café que Kate frequenta e que assim como Gus me fez suspirar logo de cara (não, eu não suspiro facilmente kkk). Keller é o tipo lindo e confiante, mas que também carrega um pouco de timidez. Ele é o cara que sabe que é bonito mas que se você falar isso para ele vai deixa-lo sem jeito. Assim como Kate ele também tem seus segredos e até eu descobrir o que era fiz muitas suposições, mas no caso dele é um segredo bom.

“Açúcar?”

“Não, eu já sou doce o suficiente.”


No decorrer da história conhecemos também Clayton, Pete e Shelly, que fazem parte do grupo que eu colocaria no potinho. Eu pelo menos quis que Maddie, a tia de Kate, fosse para outro planeta. Não consegui me sensibilizar com ela em momento nenhum, ao meu ver ser nojenta era uma escolha dela

O que eu achei do livro? Amei e fico me perguntando porque demorei tanto para ler. A história é incrível e embora não tenha acabado como eu queria (Não me conformo) valeu super a pena a leitura.

No livro todo eu vi pessoas que me cativaram imensamente, o jeito como Kate ama a todos a sua volta (e trata bem até quem não merece) me fez querer ser mais como ela. Ela esbanja uma luz e uma alegria que mais um pouco sairia do livro e me acertaria. Eu acho que TODOS deviam ler esse livro. Todos deviam sentir a luz de Kate, se apaixonar por Gus e Keller, querer proteger Clayton e Pete e dançar com Shelly.

A autora me fez amar os personagens e a escrita dela, como primeira leitura dela "Raio de sol" me fez querer mais. E é por esse motivo que ela ja mora no meu coração, junto com as outras autoras que eu leria até a lista de compras (rs)

“Faça épico.”

Deixe um comentário